Participe... convide todos os parentes venha prestigiar esse grande momento

Inspirado no modo simples e alegre de viver a vida, caracteristica marcante das familias italianas, o encontro festivo tem por objetivo resgatar as origens italianas a saga dos imigrantes e dos antepassados, a valorização da familia e, principalmente, a importancia da confraternização, dos encontros, dos bate-papos informais e da convivência harmoniosa das pessoas.

Esse ano, estamos comemorando os 139 anos da imigração italiana no Brasil e os 135 anos da imigração italiana em Santa Catarina.
A superação dos imigrantes frente as adversidades encontradas na terra desconhecida, nos motiva a manter viva a história deste povo bravo e guerreiro.

Não nos esqueçamos nunca que somos uma única família espalhada pelo mundo.

"Que coisa entendeis por uma nação, Senhor Ministro? é a massa dos infelizes? Plantamos e ceifamos o trigo, mas nunca provamos pão branco. Cultivamos a videira, mas não bebemos o vinho. Criamos animais, mas não comemos a carne. Apesar disso, vós nos aconselhais a não abandonarmos a nossa pátria? Mas é uma pátria a terra em que não se consegue viver do próprio trabalho?"
(resposta de um italiano a um Ministro de Estado de seu país, a propósito das razões que estavam ditando a emigração em massa)

A imigração italiana no Brasil teve como ápice o período entre 1880 e 1930. Segundo dados da embaixada italiana no Brasil, vivem no País cerca de 30 milhões de descendentes de imigrantes italianos. Os ítalo-brasileiros estão espalhados principalmente pelos estados do Sul e do Sudeste do Brasil, quase metade no estado de São Paulo. Em Santa Carina são 3 milhões de italianos. Assim, os ítalo-brasileiros são considerados a maior população de oriundi (descendentes de italianos) fora da Itália.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Origem do sobrenome Volpato



Volpato, Volpatti, Volpato, volpatto ou Volpat sembra essere unico ed è probabilmente dovuto ad un errore di trascrizione di Volpato, Volpati sembrerebbe specifico del pavese, zona di Vigevano e Cassolnovo, Volpato è decisamente veneto, soprattutto dell'area che comprende le province di Venezia, Padova, Treviso e Vicenza, Volpatti, tipicamente friulano, di San Giorgio della Richinvelda (PN) e di San Martino al Tagliamento (PN), Volpatto invece sembra tipico del torinese, di Settimo Torinese in particolare, dovrebbero derivare da soprannomi dialettali stanti spesso ad indicare il figlio o i figli della Volpe inteso sia come cognome che come soprannome o anche da soprannomi derivanti dal vocabolo dialettale piemontese.

Fonte: http://www.cognomiitaliani.org/cognomi/index.html

39 comentários:

  1. uma vez volpato sempre volpato

    ResponderExcluir
  2. meu nome e jailson jorge volpato sou de guarai tocantins e tenho muito orgulho do meu sobrenome.

    ResponderExcluir
  3. Tenho Muito Orgulho Do Meu Sobrenome

    ResponderExcluir
  4. eu sou Carlos Eduardo Volpato ,trabalho na Policia Militar de São Paulo Sou CbPM tenho Tres filhos ,meu pai Carlos Roberto Volpato ,avô José Volpato

    ResponderExcluir
  5. Meu Nome é Kauane A.A Volpato, Meu Pai se chama Altair A. Volpato e meus avós paternos são Carmelita Volpato e Ernesto Volpato.

    ResponderExcluir
  6. Sou Andréia Maria Volpato, sou de Mandaguaçu (PR) meus avós paternos eram: Valentim Volpato e Antonia Boer Volpato e os pais de meu nono eram: Marco Volpato e Anna Quequim vieram de Padova. Aqui nossa Familia é bem numerosa. Adoro!

    ResponderExcluir
  7. meu nome é Dyovany volpatto, meu pai se chama Gilberto José Volpatto e meu avô José Ataide Volpatto... me orgulho muito de meu sobrenome

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Brendha Tavares Volpato.

    ResponderExcluir
  9. tenho parentes no ES,mais em cachoeiro do itapemirim com sobrenome volpato, esta familia é muito grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em Rio Novo(cidade vizinha de Cachoeiro) muita gente é voltapo, por conta que meu bisavô era italiano legítimo, porém chegou aqui quando criança se não me engano..

      Excluir
  10. Saudações a família Volpato carrego esse sobrenome e me orgulho de ter o mesmo sangue de um povo guerreiro que forjou com muito trabalho o chão brasileiro e tirou da terra sua sobrevivência

    ResponderExcluir
  11. Sou do Rio de Janeiro, minha família por avó materna, toda é volpato. Minha mãe ao se casar, cometeu o grande erro de retirar o sobrenome e nos privar de ter um sobrenome tão bonito. Temos parentes em Minas Gerais, que também são Volpato!

    ResponderExcluir
  12. Orgulho desse sobrenome,sou de Goiânia,familia paterna toda Volpato.

    ResponderExcluir
  13. Minha. Família materna e toda Volpato , somos do Rio de janeiro e temos bastante contato com parentes de Minas . Somos bem numerosos tbm

    ResponderExcluir
  14. Minha família paterna é Volpato somos de Itu SP . Neta de António Volpato com muito orgulho!

    ResponderExcluir
  15. Me chamo Narbal Volpato ,meus pais são de Santa Catarina da cidade de braço do norte ,se Chama Elpídio Volpato e Bernadete pierobon ,meus avós paternos são da cidade de pionbino delli na Itália ,é meus avós maternos são de Ponte Nelli Alpes , região de Belino Itália , abraço a todos os volpaVo do mundo .morramos no Paraná na cidade de Tamboara .

    ResponderExcluir
  16. Marcio.pires301086@gmail.com28 de outubro de 2018 às 21:59

    Meu nome e marcio volpato tenho muito orgulho do meu sobrenome. .sou de salto interior de sao paulo.

    ResponderExcluir
  17. Eu sou Sônia Volpato moro em São Paulo Capital meu avô era um imigrante italiano e se chamava João Volpato e se casou com minha avó também imigrante Verginia Micaia Volpato meu pai se chama José Osmar Volpato hoje reside na cidade de Amparo no interior de sp lá também reside meus tios e tias da família Volpato.
    Tenho muito orgulho do meu sobrenome pois somos pessoas honestas, trabalhadoras e humanas.

    ResponderExcluir
  18. Eu sou Jurandir volpato hoje moro em Luis Eduardo Magalhães ba mas minha família mora em Maringá PR sou neto Atílio volpato imigrante da Itália foi casado com Ema Gasparetto volpato sou filho de Maurício volpato me orgulho muito do meu sobrenome

    ResponderExcluir
  19. meu nome e Jorge Luiz Volpatto , sou Suboficial da Marinha de Guerra , meu pai se chamava Valdemar Volpatto e minha mae Sofia Volpatto . Somos de Sapiranga RS.

    ResponderExcluir
  20. Sou um pato original cujo avós são de genova

    ResponderExcluir
  21. Boa Tarde... Sou João Carlos Volpato, filho de João Volpato e neto de Antonio Volpato. Meu Bizavo se chamou João Volpato (Joani Grando como dizia meu avo), éra casado com Ana Buscari, O pai dele éra Antonio Volpato.....

    ResponderExcluir
  22. Sou Marco Volpato de piracicaba sp, neto de Angelo Volpato e filho de Italo Volpato.

    ResponderExcluir
  23. Sou Marcelia Volpato, neta de Irineu Volpato, bisneta de Jacob Volpato que por sua vez era filho de Antônio Volpato, casado com Regina Bisartoli Volpato.
    Antônio Volpato veio para o Brasil em 1906, e se estabeleceu na região de Piracicaba.
    Volpato com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  24. Sou Juliano volpato neto de Maricio volpato de São borja rs.

    ResponderExcluir
  25. Minha avó se chamava Victória Volpato.
    Casou-se com meu avô José Fornetti. Não tenho o nome de seus pais, meus bisavós. Sou de Bauru SP.

    ResponderExcluir
  26. Sou Clovis Reginaldo Volpato de Sarandi Paraná eu sei que meu bisavô veio da Itália com 5 irmãos um foi para o Rio grande do Sul outro foi para Argentina e os demais ficaram na região de Jaú Pirajuí Balbino São Paulo

    ResponderExcluir
  27. Sou Maria José Volpato de Mauá SP meus avós Pedro Luiz Volpato e Maria Pavaneli Volpato e Ambrósio Volpi Amalia Bregnoli Volpi

    ResponderExcluir
  28. Minha vovozinha GIOZEPPA VOLPATO BELTRAME era filha de HERNESTO VOLPATO e ANGELINA FRANI.GIOZEPPA VOLPATO casou se com JOSE APARECIDO BELTRAME,Minha VÓZINHA GIOZEPPA VOLPATO exemplo de pessoa, linda dos olhos azuis.Seus pais os dois italianos.
    Sou filha do primeiro filho dela, JOSE APARECIDO BELTRAME,que casou com MARIA GENESIA SANTOS BELTRAME,meu nome Helena Santos Beltrame. QUANDO NASCI MINHA VOZINHA GIOZEPPA VOLPATO QUE FEZ O PARTO,NASCI EM MATO GROSSO,ELA FOI QUEM ME PEGOU, E MEU NOME ERA P SER GIOZEPPA , IGUAL O DELA, MAS , ELA PEDIU P MINHA MAE POR O NOME DE HELENA, SENDO ASSIM O NOME DA MINHA VOZINHA HELENA ,MAE DA MINHA MAE. Meu nome HELENA SANTOS BELTRAME.

    ResponderExcluir
  29. Sou Malvina Volpato filha de lúcio Volpato neta de Demétrio Volpato e bisneta de Antônio Volpato.

    ResponderExcluir
  30. João Luis Dias VOLPATO! moro no Pará ,meus familiares em Minas Gerais e Rio de Janeiro 😊

    ResponderExcluir
  31. Sou Rosa Volpato, Mandaguaçu - Paraná: Neta de Zacharias Volpato e Rosa Mensagi. Bisneta de Marco Volpato e Anna Quechim o pai do Marco era Zaccaria Volpato e Fiona Franco, da Comuna de Camposampiero (provincia de Padova). Consegui descobrir alguns irmãos do meu bisa Marco: Valentino, Cândido, Matteo e Lucia Santa (pode ser que tenha mais.... Ah os pais de Zaccaria era GiosePpe Volpato e Anna Gumiero... Procuro parentes de meu bisavó

    ResponderExcluir
  32. Sou Edimilso Volpato Júnior, neto de Antenor Volpato e Inês zago Volpato na região de Rolândia pr

    ResponderExcluir
  33. Sou Adilson Volpato filho de José Volpato e Antonieta francisquini Volpato moro em Mendes rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  34. Sou muito feliz pelo meu Volpato.

    ResponderExcluir