Participe... convide todos os parentes venha prestigiar esse grande momento

Inspirado no modo simples e alegre de viver a vida, caracteristica marcante das familias italianas, o encontro festivo tem por objetivo resgatar as origens italianas a saga dos imigrantes e dos antepassados, a valorização da familia e, principalmente, a importancia da confraternização, dos encontros, dos bate-papos informais e da convivência harmoniosa das pessoas.

Esse ano, estamos comemorando os 139 anos da imigração italiana no Brasil e os 135 anos da imigração italiana em Santa Catarina.
A superação dos imigrantes frente as adversidades encontradas na terra desconhecida, nos motiva a manter viva a história deste povo bravo e guerreiro.

Não nos esqueçamos nunca que somos uma única família espalhada pelo mundo.

"Que coisa entendeis por uma nação, Senhor Ministro? é a massa dos infelizes? Plantamos e ceifamos o trigo, mas nunca provamos pão branco. Cultivamos a videira, mas não bebemos o vinho. Criamos animais, mas não comemos a carne. Apesar disso, vós nos aconselhais a não abandonarmos a nossa pátria? Mas é uma pátria a terra em que não se consegue viver do próprio trabalho?"
(resposta de um italiano a um Ministro de Estado de seu país, a propósito das razões que estavam ditando a emigração em massa)

A imigração italiana no Brasil teve como ápice o período entre 1880 e 1930. Segundo dados da embaixada italiana no Brasil, vivem no País cerca de 30 milhões de descendentes de imigrantes italianos. Os ítalo-brasileiros estão espalhados principalmente pelos estados do Sul e do Sudeste do Brasil, quase metade no estado de São Paulo. Em Santa Carina são 3 milhões de italianos. Assim, os ítalo-brasileiros são considerados a maior população de oriundi (descendentes de italianos) fora da Itália.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Dança típica Italiana - Festa da familia Volpato em 2010

O filme mostra um pouco da alegria e da festa que são os encontros da familia Volpato. Esta foi em São Ludgero em 2010

5 comentários:

  1. Ola, tb sou da familia Volpato. Sou de Medianeira Paraná e queria saber o significado do nosso brasão. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu Joanil Volpato Kister,36 e minha mãe Nilze A. Volpato,61 moramos em Praia Grande, baixada santista,gostariamos de manter contato e conhecer outros menbros e as historias da família Volpato...atá mais...grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. joanilvolpato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Sou NAthielle Pereira, jornalista da Revista Comunità Italiana. Estou precisando de um depoimento de algum italiano que participou do processo de imigração no Brasil. Esse depoimento é para uma coluna da revista em que a pessoa conta sobre um pouco da vida dela, das raízes genealógicas, dos descendentes, conta também um pouco sobre de que parte da Itália era, o que veio fazer no Brasil etc. Gostaria muito de saber se vcs poderiam sugerir uma pessoa para dar esse depoimento. Preciso urgentemente dessa fonte. Desde já, obrigada!
    Site da revista: http://www.comunitaitaliana.com/site/
    Meu e-mail: nathiellepereira@gmail.com

    ResponderExcluir