Participe... convide todos os parentes venha prestigiar esse grande momento

Inspirado no modo simples e alegre de viver a vida, caracteristica marcante das familias italianas, o encontro festivo tem por objetivo resgatar as origens italianas a saga dos imigrantes e dos antepassados, a valorização da familia e, principalmente, a importancia da confraternização, dos encontros, dos bate-papos informais e da convivência harmoniosa das pessoas.

Esse ano, estamos comemorando os 139 anos da imigração italiana no Brasil e os 135 anos da imigração italiana em Santa Catarina.
A superação dos imigrantes frente as adversidades encontradas na terra desconhecida, nos motiva a manter viva a história deste povo bravo e guerreiro.

Não nos esqueçamos nunca que somos uma única família espalhada pelo mundo.

"Que coisa entendeis por uma nação, Senhor Ministro? é a massa dos infelizes? Plantamos e ceifamos o trigo, mas nunca provamos pão branco. Cultivamos a videira, mas não bebemos o vinho. Criamos animais, mas não comemos a carne. Apesar disso, vós nos aconselhais a não abandonarmos a nossa pátria? Mas é uma pátria a terra em que não se consegue viver do próprio trabalho?"
(resposta de um italiano a um Ministro de Estado de seu país, a propósito das razões que estavam ditando a emigração em massa)

A imigração italiana no Brasil teve como ápice o período entre 1880 e 1930. Segundo dados da embaixada italiana no Brasil, vivem no País cerca de 30 milhões de descendentes de imigrantes italianos. Os ítalo-brasileiros estão espalhados principalmente pelos estados do Sul e do Sudeste do Brasil, quase metade no estado de São Paulo. Em Santa Carina são 3 milhões de italianos. Assim, os ítalo-brasileiros são considerados a maior população de oriundi (descendentes de italianos) fora da Itália.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

La Bella Polenta



interpretada por Valmor Marasca

Nenhum comentário:

Postar um comentário